segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Arquitetura Neolitica


Cromeleque dos Almendres, Évora - Portugal



Anta de S. Geralfo, S. Geralfo - Portugal


Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra



Apesar de rudimentares, os monumentos megalíticos são considerados a primeira forma de arquitetura monumental realizada pelo homem. A cultura megalítica, que se desenvolve entre 5000 e 3000 a.C., é a primeira expressão da vontade e da necessidade das sociedades conceberem e organizarem os espaços e os lugares, não só em termos físicos, como também em termos simbólicos. Os monumentos mais importantes e característicos da arquitetura neolítica foram as construções palafíticas e as megalíticas. As construções palafíticas são habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis, estacas resistentes e profundamente enterradas no fundo dos lagos ou às margens de rios, em várias regiões da terra.
Os monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada, que assumem formas e disposições diversas e recebem denominações de menir, alinhamento, cromleques e dolmen.



Como principais tipos de monumentos megalíticos temos:

* Menir: que consiste num megálito, coluna rudimentar, erguida em direcção ao céu, sendo muitas vezes trabalhado de modo a apresentar uma configuração cilíndrica ou cónica, associada à forma fálica. Na sua origem, admite-se estar uma manifestação ritual à vitalidade e à fertilidade da terra ou, pela sua forma fálica, uma evocação à fecundidade.

* Alinhamento: designação dada a um agrupamento de menires organizado em linha recta.

* Cromeleque: designação dada a um agrupamento de menires organizado em círculo. Os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou lugar de culto. Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo de fenómenos celestes. Stonehenge é o maior, o mais complexo e o mais característico monumento megalítico edificado pelo homem.

* Anta ou Dólmen: construções megalíticas formadas por pedras colocadas na vertical sobre as quais assenta uma laje formando uma câmara circular que serviriam como locais de enterramento ou de culto ligado à morte.

O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. Ele apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.

Um comentário:

  1. Basicamente, são construções megalíticas feitas de enormes blocos de pedra colocados um em cima do outro de forma estratégica até formar um conglomerado que mais tarde foi utilizado para algum fim. Estruturalmente, sabemos que existiam diferentes tipos de arquitetura megalítica.

    ResponderExcluir